INFORMAÇÕES

Tire aqui todas suas dúvidas

• O QUE SÃO AS TAXAS COBRADAS NO FRETE?
AD Valorem (Frete Valor) : Porcentagem cobrada sobre o valor da Nota Fiscal da mercadoria transportada
Frete Peso: Valor cobrado pelo peso ou pelo espaço físico proporcional em m3
GRIS: Taxa de Gerenciamento de Risco
TRT: Taxa de Restrição ao Trânsito

• COMO É CALCULADO O FRETE?
Para definir o valor do frete, é feito um cálculo com as seguintes informações: peso real da mercadoria ou peso cubado (o que for maior), valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nestas informações e, se for o caso, poderá ser somado ao valor Taxas (FRETE PESO, AD VALOREM, GRIS, TAS, TRT e PEDÁGIO) e Tributos existentes (ICMS). Em algumas cidades onde houver Zona Máxima de Restrição de Circulação, poderá ser cobrado a TR.

• A VSC CARGAS TRANSPORTA SEM NOTA FISCAL?
Não é possível realizar o transporte sem documentação, que via de regra é a Nota fiscal da mercadoria. Apenas há exceção da substituição da Nota Fiscal por Declaração para o Transporte, quando o cliente for isento e possuir autorização da Receita Estadual.

• O QUE É CUBAGEM?
Cubagem é o espaço físico que a mercadoria efetivamente ocupa e esta medição leva em consideração o peso e o tamanho das mercadorias. Basta efetuar a seguinte conta: Multiplique as medidas de ALTURA X COMPRIMENTO X LARGURA da carga para chegar na metragem cúbica. No transporte rodoviário, multiplique a metragem cúbica por 300. Estes números representam a fração ideal de peso para ocupação do veículo. Por fim, multiplique pela quantidade de volumes. Quando a cubagem for maior que o peso real da carga, consideramos para efeito de frete o peso cubado.

• QUAIS SÃO AS CIDADES ATENDIDAS PELA VSC CARGAS?
A VSC Cargas atua nas seguintes cidades: Araújos, Azurita, Bom Despacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajurú, Cláudio, Divinópolis, Itaúna, Igaratinga, Mateus Leme, Pará de Minas, Perdigão , Santo Antônio do Campos, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Abaeté , Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Itapecerica, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Americana, Caieiras, Campinas, Hortolândia, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Lagoa da Prata, Moema, Santo Antônio do Monte, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Mauá, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo Capital, Taboão da Serra.

• POR QUE TENHO QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO DE RETIRA AO REMETENTE SE O MATERIAL É MEU?
Por questões de segurança, o remetente precisa autorizar a retirada da mercadoria caso não conste na Nota Fiscal a informação completa sobre a entrega/retirada da mercadoria. Quando não houver informação na Nota Fiscal, é necessário que a empresa remetente autorize a empresa destinatária a realizar a retirada, além de autorizar uma pessoa específica a retirar a mercadoria através de Carta de Autorização de Retira em papel timbrado, com carimbo da empresa com CNPJ, além de nome e número de RG e CPF da pessoa que irá realizar a retira.

• A VSC CARGAS FAZ MUDANÇAS?
Não, pois itens de mudanças não estão dentro do perfil de carga transportada e para estes casos não é oferecida a documentação obrigatória necessária.

• O QUE É TPC?
É a Taxa de Permanência de Carga. Esta cobrança acontecerá quando houver a necessidade de armazenagem por motivos alheios ao transportador. Ex: Fiscalização, agendamento de entrega, etc.

• COMO FAZER A SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA VIA DE BOLETO?
Você pode entrar em contato com a Central de Cobrança da VSC Cargas pelo telefone (37) 3229-1478 ou enviar e-mail para faturamento@vsc.com.br.

• COMO REALIZAR UMA COTAÇÃO?
Tenha em mãos a nota fiscal da mercadoria ou todas as informações abaixo e entre em contato com a VSC Cargas pelo telefone (37) 3229-1478 ou clique aqui.

– CNPJ da Empresa Remetente e Destino;
– CNPJ do pagante do frete;
– Endereço completo de Coleta e de Entrega;
– Peso total da mercadoria;
– Medidas da mercadoria em cm (Altura x Comprimento x Largura)
– Valor total da Nota em R$;
– Material a ser transportado;
– Tipo de embalagem do material;
– Quantidade de volumes.

• COMO SOLICITAR UMA COLETA?
Tenha em mãos a nota fiscal da mercadoria ou todas as informações abaixo e entre em contato com a VSC Cargas pelo telefone (37) 3229-1478 ou clique aqui.

– CNPJ da Empresa Remetente e Destino;
– Razão Social da Empresa Remetente e Destino;
– Nome de Contato;
– Telefone para contato;
– Endereço completo;
– Peso em Kg;
– Quantidade de volumes;
– Qual o tipo de material e como está embalado;
– Natureza de operação da Nota Fiscal;
– Observações, se houver.

• COMO DEVO EMBALAR MINHA MERCADORIA?
As mercadorias devem estar embaladas em caixas de papelão ou embalagens adequadas para que não sofram avarias ou danifiquem outras mercadorias. Nos casos de volumes muito grandes, estes deverão ser embalados em caixa de madeira totalmente fechada ou engradado de madeira, respeitando uma distância entre as ripas de no máximo 5 cm. O acondicionamento da mercadoria deve ser criterioso. Não deve existir folga dentro da embalagem para evitar a movimentação do material durante o transporte. Para preencher as folgas, utilize isopor, plástico bolha, jornal, etc. A embalagem deve oferecer boa resistência em todos os seus lados e não apenas nos cantos.

• A VSC CARGAS TRANSPORTA SEM EMBALAGENS?
Não, A VSC Cargas não transporta mercadorias sem embalagem.

• O QUE É ICMS E COMO ELE É CALCULADO?
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) é um tributo de competência de cada Estado que incide sobre a circulação de mercadorias. Assim, é cobrado um percentual sobre o valor de Nota Fiscal de acordo com a legislação vigente, podendo variar de acordo com a operação, o frete e os estados de origem e destino da mercadoria. Para saber mais, consulte a legislação dos estados de origem e destino.